quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O QUE É E ONDE LOCALIZA-SE O CAMINHO DA FÉ?



  • Caminho da Fé, o que é?

  • O Caminho da Fé é a mais famosa rota de peregrinação que temos, em nosso país. Inspirado no milenar 'Caminho de Santiago de Compostela',  Espanha, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.


    • Localização
    O Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003, na cidade de Águas da Prata/SP. Partindo desta cidade, foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida do Norte / SP, privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino. 

    No entanto, dando continuidade, seu traçado poderá sempre ser alterado, visando agregar outras cidades. Sendo assim, hoje, há vários pontos de saídas. 


      O caminho mais conhecido é à partir de Águas da Prata. São 317 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica além da integração do homem com a natureza. 

      Há várias opções para dormir: pousada, hotel, sítio. Basta escolher o que mais te agrada, baseado em um PDF que é sempre atualizado e está no site do caminho: pousadas


      • Preciso de GPS? Como vou localizar o caminho? O que há para ver?
      O caminho é 100% sinalizado, por meio de setas amarelas. Ali o peregrino vai reforçando sua fé, observando a natureza privilegiada e superando as dificuldades do caminho, que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo. Exercita a capacidade de ser humilde, por meio da simplicidade das pousadas e refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e  de diferentes partes do mundo.
      • Grau de dificuldade
      Minas é Minas... Minas é o equivalente a subidas. O caminho é, provavelmente, o mais difícil que temos em nosso país. Definitivamente não é um caminho para alguém iniciante e o gráfico demonstra um pouco do que estou tentando exprimir:

      http://viagensbicicleta.blogspot.com.br/2009/02/projeto-caminho-da-fe-dezembro-2008.html

      No site há detalhes de altimetria por percurso: altimetria
      • Estrutura
      O caminho possui credencial, um documento que o peregrino retira na cidade onde inicia sua trajetória (atualmente - 2016 - custa R$ 10,00). Esse documento, poderá ser carimbado ao longo do caminho, nas pousadas e pontos de apoio, e apresentado na Basílica de Aparecida, para o recebimento de um certificado. Para ter direito ao Certificado, o peregrino deverá percorrer no mínimo 100 km deste caminho. Portanto, a última cidade que possui a credencial é Paraisópolis / MG. 



      Segue o link com os dados dos locais possíveis para retirada da credencial: credencial

      4 comentários:

      1. Claudia olha só achei o video de vcs no Caminho da Fe..fiz comentarios e até dicas muito legais vc passou para mim.so que quando quero assistir novos videos tenho que estar procurando seu blog de novo..não tem como se inscrever..sabe o que é sou idoso.kkkk e muito fraco com esse negocio de tecnologia.kkkk

        ResponderExcluir
      2. Temos vontade imensa de fazer, mas a preparação física ainda pesa. Nossa Senhora está com a gente. Um dia nós vamos.

        ResponderExcluir
      3. Tenho fé que um dia vou fazer o caminho da fé

        ResponderExcluir