quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ROTA VIA PEDRINHAS - 60 km - CAMINHO DA FÉ - 2016

Durante nossa 'bicigrinação' pelo Caminho da Fé, soubemos de uma rota alternativa, a partir de Campos, via Pedrinhas. Trecho em vermelho no mapa:

Uma rota alternativa a Serra de Campos, me pareceu uma excelente ideia! Sempre que falava com alguém ou lia sobre o final do Caminho da Fé, as orientações eram para ter muito cuidado nessa descida e num 'túnel' que há no final. Também fomos orientados a ter um certo cuidado no trecho que viria na sequência, pois passaríamos por locais com risco de roubos... Isso me deixava muito preocupada e até chateada. Por isso, quando descobri que havia outra opção, passei a pesquisar mais sobre este trajeto alternativo e o que descobri me surpreendeu de forma muito positiva! Todos que conhecem as duas rotas, são unânimes em dizer: a rota por Pedrinhas é muito mais bonita e segura! De acordo com informações, extra-oficiais, essa rota foi incorporada, em meados de julho deste ano (2016), como rota alternativa no Caminho da Fé. No entanto, ainda não encontra-se demarcada. Por esta razão, como tivemos um pouco de dificuldade de obter as informações pertinentes a ela, preparei este material para facilitar seu entendimento.
______________________________________________________

Segue legenda das opções de rotas, para Aparecida, a partir de Campos do Jordão.
  1. Linha Amarela - antiga - Campos a Piracuama / Pousada Champetre
  2. Linha Laranja - antiga - Piracuama a Pindamonhangaba / Polis Hotel
  3. Linha Verde - antiga - Pinda a Aparecida / Basílica
  4. Linha Branca - recente - Entre Piracuama a Pinda - Estrada vicinal Jesus Antonio de Miranda a Aparecida - Encontro entre o Caminho da Fé e Caminhos de Aparecida.
  5. Linha Vermelha - NOVA/Pedrinhas - Horto Florestal a Pedrinhas (pousada Monte Verde)
  6. Linha Azul - NOVA/Pedrinhas - Pedrinhas a Aparecida / Basílica.

Seguem algumas dicas, de como chegar até o Horto Florestal para seguir pela rota Via Pedrinhas (linha vermelha, azul e branca):
______________________________________________________

CARTA DE NAVEGAÇÃO
Partindo da pousada: Refúgio Peregrino

PEREGRINO: Recomenda-se pegar um ônibus, ou um táxi, até a entrada do Horto Florestal, visto que o trecho de 13,8 km, em asfalto, não tem acostamento (de acordo com um querido amigo peregrino, Oswaldo Buzzo, a corrida fica em torno de R$ 60,00). Para ter uma ideia, o trecho é semelhante ao que se segue em asfalto, após a subida da Luminosa e o bairro Campista.

KM 0 - BIKE: saindo da pousada, vire a direita duas vezes, voltando para a Av. Frei Orestes Girardi, sentido centro turístico.

KM 150m - BIKESiga em frente por 2,85 km, passando pelo centro turístico.

KM 3 - BIKEVire a esquerda, na praça Castro Alves. No monumento do cavalo, vire a direita pela Av. Lang Júnior / Rod. Tancredo Neves, sentido Horto Florestal, e siga por 10,73 km. Na carta de navegação, sugiro cortar um caminho passando, em via de terra, em frente a cachoeira véu da noiva. Para isso, basta entrar na primeira direita, após o cavalo, e seguir em frente pela rua de terra. Sairá nesta mesma avenida, um pouco mais a frente.

KM 13,8 BIKE / PEREGRINOUns 500m antes da entrada do Horto, siga a direita pela Estrada Francisco Bonifácio. Tem placas sinalizando Mirante São José dos Alpes e Caminhos de Aparecida.

A partir daqui, basta seguir as sinalizações do Caminho de Aparecida.

KM 41- PEREGRINO - Talvez seja melhor terminar este dia na Pousada do Agenor (após 27,6 km do Horto Florestal - dados abaixo). É a última pousada antes de Aparecida.
Faltam aproximadamente 22 km até a Basílica.

KM 42 - BIKE / PEREGRINO - Fique atento em Pedrinhas, mais ou menos após 40 km,  no Restaurante & Pesqueiro Pedrinhas, há uma placa a direita que sinaliza sair do asfalto e voltar a estrada terra.

Neste trecho, os caminhos se reencontram e as setas/placas, do Caminho da Fé, voltarão a aparecer (linha branca do mapa acima).

Foto Oswaldo Buzzo
KM 60 BIKE / PEREGRINO Chegada a Basílica.

O trecho completo, entre a pousada Refúgio do Peregrino-Campos até a Basílica-Aparecida é de aproximadamente 60 km.

Segue a altimetria:

• Trecho 1 - 13,8 km - Trecho Plano - pousada ao Horto Florestal

• Trecho 2 - 27,6 km - Entrada no Horto até pousada do Agenor

Foto Osvaldo Buzzo

• Trecho 3 - 21,1 km - Pousada do Agenor a Basílica N. Sra. Aparecida.

Pousadas e Carimbos

Marcando como ponto de partida a pousada Refúgio do Peregrino

Após 25 km Pousada Santa Maria da Serra - R$ 120,00 - com jantar (Fone/WhatsApp 12 9 9710-5103 - Sandra / Email - pousadadaserra@yahoo.com.br)
Após 40 km Pousada Monte Verde (não tenho informação de valores)
Após 41,4 km Pousada do Agenor - R$ 70,00 com jantar + café + lava roupa - Fone 12-3127-6160